Sinopse
“Ram Mohammad Thomas está na cadeia. Ganhou um bilhão de rupias, o maior prêmio já pago na história da televisão, por ter respondido corretamente a doze perguntas num programa de perguntas e respostas. Mas como é possível que um garçom de dezoito anos que não fez sequer o curso primário saiba qual é o menor planeta do sistema solar e que inventou o revólver? Sem dúvida houve fraude. Ou não? Para provar que não, o rapaz terá de contar a história de sua vida, curta porém muito movimentada: uma fascinante viagem pela Índia contemporânea, terra onde todos os extremos se tocam e quase tudo é possível”.Esse livro é tão maravilhoso que não sei por onde começar. A história central acontece com o personagem Ram Mohammad Thomas, que tem 18 anos e trabalha como garçom em um restaurante bem simples. O jovem aparentemente leva uma vida bem calma, até ganhar o prêmio máximo de um famoso programa de TV, sobre perguntas e respostas, no valor de um bilhão de rúpias.
E neste momento que sua vida começa a mudar de uma maneira que o jovem jamais poderia imaginar. Ele não consegue receber seu prêmio, pois é acusado de fraude pelos produtores. Afinal, como um jovem sem praticamente nenhum estudo, poderia conseguir resolver perguntas tão complexas, e levar um prêmio que ninguém nunca tinha ganhado?
É quando começamos a conhecer a história desse jovem, e como ele conseguiu responder todas as perguntas. Para quase todas as pergunta respondidas corretamente, uma lembrança é apresentada ao leitor, para justificar seu acerto.
Na cadeia, e sofrendo vários tipos de tortura, o jovem acaba se deparando com um anjo da guarda: Smita Shah. Ela é uma jovem advogada que fica sabendo do caso pela imprensa local e então resolve ajuda-lo a provar sua inocência. Ele então conta toda a sua versão da história e como chegou até aquela situação.
Com isso, afirmo de antemão que é impossível não se apaixonar por este personagem e por suas histórias simplesmente sensacionais.
O livro é muito mais que uma simples história de um jovem órfão e pobre que vive na índia. O que encontramos na obra é uma narrativa muito envolvente sobre a realidade de um país. Suas peculiaridades, seus problemas sociais, enfim o leitor é transportado para a realidade de Ram e todas as suas aventuras.
E não é apenas a história de Ram que é contada. O leitor conhece vários novos enredos de outros personagens que acabam cruzando com a vida do indiano. É um livro que ganha o leitor pela emoção e pela intensidade de seu principal personagem.
É um livro daqueles que se lê e nunca mais se esquece. Ram é um daqueles personagens que ficam guardados em um lugar muito especial em nosso coração.
E para quem curte adaptações cinematográficas, saibam que a versão do livro nas telonas não deixa em nada a desejar a obra de Vikas. Com um título diferente “Quem Quer Ser Um Milionário”, ganhou o Oscar em 2009 como melhor filme. Com direção de Danny Boyle e no papel de Jamal Malik (sim, alguns nomes são trocados do livro para o filme) o ator Dev Patel, também recebeu muitos elogios por sua atuação.
O filme foi muito bem recebido pela crítica, e como citei acima, é muito fiel ao livro. Claro que alguns detalhes acabam passando, pois no cinema a adaptação tem tempo determinado, logo esses pequenos detalhes não comprometem o ótimo trabalho do diretor Danny.
Bom, por hoje fico por aqui! Até a próxima semana!
0 comentários:
Postar um comentário