Até os músicos mais talentosos tropeçam de vez em quando. Uma nota perdida, uma letra esquecida, um tropeço literal no palco durante uma rotina. Mas e se houvesse um artista que nunca pulasse um verso, largasse um microfone ou coreografasse?
VOCALOID não é um conceito novo, com a primeira iteração do programa lançada em 2003 para o público inglês e japonês. O programa, agora em sua quarta versão, é um aplicativo de sintetizador de voz para músicos adicionarem vocais às suas músicas sem a necessidade de um cantor de verdade. Embora originalmente bastante nicho, tornou-se cada vez mais popular entre o público, especialmente após o lançamento do VOCALOID 2 e seu módulo principal, Hatsune Miku.
Hatsune Miku (que traduz aproximadamente o “primeiro som do futuro”) foi desenvolvido pela Crypton Future Media e agora é conhecido como o rosto do VOCALOID. Sua voz foi fornecida por Saki Fujita, dubladora japonesa, e mais tarde recebeu um banco de voz em inglês em 2013 e um banco de voz em mandarim em 2017.
Isso só aumentou sua popularidade no exterior, onde ela já era um sucesso entre os fãs de anime e mangá. Ao lado dos colegas VOCALOIDs da Crypton, Kagamine Len e Rin e Megurine Luka.
Obviamente, Miku não é o único VOCALOID no mercado, mesmo que o nome dela seja quase sinônimo de marca. Várias empresas, incluindo a Yamaha Corporation, Zero-G Ltd., Sony e SEGA lançaram cantores VOCALOID ao longo dos anos, em vários idiomas. No entanto, todos os programas (além dos VOCALOIDs da Cyrpton) ainda são bastante limitados em sua popularidade, com as implicações legais de usar a voz de outra pessoa para criar músicas preocupantes demais.
Ainda assim, as preocupações pouco fazem para impedir que os fãs comprem mercadorias com o rosto de Miku, tocando sua infinidade de jogos de ritmo e música ou se reunindo para assistir a seus shows. Sim, concertos.
Usando um projetor e telas angulares, a diva virtual aparece no palco, dançando e cantando para uma multidão animada armada com palitos de alho-porro em forma de alho-poró (é uma longa história). Esses shows, embora tenham sido realizados principalmente no Japão, também foram realizados em Cingapura, Berlim, Los Angeles e Xangai, entre outras cidades (um exemplo de vídeo foi incluído abaixo).
Outras aparições notáveis além de seus shows principais incluem uma apresentação no The Late Show com David Lettermanem 2014, fazendo turnê como o ato de abertura da turnê “ArtRave” de Lady Gaga e uma parceria com Louis Vuitton para uma ópera VOCALOID na França em 2013.
Mas o que torna Hatsune Miku (e de fato todos os VOCALOIDs) tão inovadores é a liberdade e a tecnologia por trás deles. Embora seja verdade que cada VOCALOID soa melhor em alguns gêneros por causa de seus bancos de voz, eles não são direcionados a um gênero como muitos músicos.
Oferece àqueles que desejam criar música uma opção para adicionar vocais sem procurar um cantor. A tecnologia usada para trazer Miku ao palco pode ser conceitualmente simples (é pouco mais que uma variação da famosa ilusão de fantasma de Pepper), mas permitiu que as estrelas Tupac e Michael Jackson se apresentassem, mesmo após o fim de suas vidas.
Embora existam implicações preocupantes, tanto legal quanto moralmente, em relação ao VOCALOID, ele ainda nos dá um vislumbre de como pode ser o futuro da música pop. Já está provado ser popular e, se colocado nas mãos certas, com um som bonito, com os vocais quase indistinguíveis de um vocalista de verdade.
O GarageBand e outros programas de criação de música demonstraram que são capazes de fazer músicas a par de uma orquestra profissional completa. As tendências musicais dependem cada vez mais do dubstep e de outros ritmos tecnológicos. As estrelas pop são acusadas de serem artificiais e têm sido desde o início.
Com VOCALOID, é mais do que apenas cortar o intermediário - é o próximo passo lógico.
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